quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Encontro apresenta curso de Turismo Rural do SENAR


A Associação Agropecuária e o Sindicato Rural de Guaratinguetá realizaram no dia 18 de fevereiro em Aparecida, uma palestra de apresentação do curso de Turismo Rural, que será realizado pelo convênio FAESP/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Na apresentação, os participantes conheceram os temas que serão abordados nos módulos, bem como a metodologia e objetivos da capacitação que terá a duração de 10 meses. Ao todo serão disponibilizadas 25 vagas para proprietários e produtores cadastrados nas entidades.

As aulas acontecerão no bairro do Bonfim, na zona rural de Aparecida, tratando questões como alimentação, atendimento, hospedagem, resgate da história local e receptividade.

"O Santuário Nacional tem planos para desenvolver um grande projeto no bairro, em função da igreja histórica que temos no local e da beleza natural da região, por isso queremos capacitar os moradores, para que estejam preparados para essas oportunidades”, explicou César Galvão, coordenador de cursos do Senar.

O turismo rural é um segmento da economia com enorme potencial de crescimento no Brasil. No Vale do Paraíba, cidades como Aparecida, Cunha e Guaratinguetá já possuem empreendimentos de destaque no setor. Mas para que as iniciativas tenham sucesso é preciso estar preparado.

"Nós depositamos uma carga muito alta de expectativa nessas cidades, pois todas são muito bonitas e o público demonstra interesse em colocar em prática o turismo. Só é preciso ter uma organização maior para receber os turistas", alertou a palestrante Dora Aparecida Pedroso.

Para João Gilberto Oliveira, diretor da AGCTur (Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso), essa é uma oportunidade dos moradores rurais da região se capacitarem para receber bem os futuros visitantes.

"O turismo rural é um segmento que está crescendo na região, principalmente em Aparecida e Guaratinguetá. Como há um projeto de restauro da igreja (do bairro Bonfim), existe a possibilidade de se alinhar o turismo religioso com o rural", detalhou.

A palestra contou com aproximadamente 30 participantes, entre moradores e profissionais ligados ao turismo. "Achei interessante, porque nossa região tem muita propriedade rural e pode ser explorada em potencial, ajudando os moradores e a comunidade", contou o morador Luiz Henrique Lacaz Santos.

Os interessados em participar do curso de Turismo Rural e outros temas oferecidos pelo convênio FAESP/SENAR, devem se inscrever pelo telefone (12) 3132-4400. As vagas são limitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário