quarta-feira, 8 de junho de 2016

1ª ExpoPampa de Guaratinguetá termina com saldo positivo


Criadores avaliaram bem a estrutura do Recinto de Exposição e demonstraram interesse em voltar no ano que vem

Depois de dois dias de competições, os criadores de cavalos da raça Pampa fizeram um balanço positivo da primeira experiência nas instalações do Recinto de Exposições de Guaratinguetá. Ao fazerem parte da programação das Festas de Santo Antônio, Expoguará e Aniversário da cidade, eles conseguiram reunir 100 animais vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

“Foi um número expressivo de participantes. E houve um nível de qualidade dentro do cenário da Associação. Muitos animais que vieram estão se credenciando para a competição nacional, que possivelmente acontecerá em Caxambu-MG, em agosto”, disse o árbitro da Associação Brasileira do cavalo Pampa, Aloísio Diniz. 

Ciente de que o tempo chuvoso foi um limitador, o presidente da ABC Pampa, Walfran Feitosa Guerra, não desanimou e quer voltar ao município no ano que vem. “A experiência que fica é de um local muito bem estruturado, com uma ótima localização, estratégica mesmo. Agradecemos o empenho das autoridades locais que nos ajudou a mostrar o cavalo Pampa aqui na região. A chuva faz parte do risco de qualquer evento e no ano que vem gostaríamos de estar novamente na festa”, afirmou Guerra. 

Para o criador Jeferson Camilo, do Haras Paradise, de Jacareí-SP, a experiência da competição no Recinto trouxe aprendizados e a certeza de que existe um local adequado para provas da categoria na região. 

Ao longo dos dois dias de competições foram avaliados o andamento, as estruturas morfológicas (corporal) e funcional dos cavalos, que passaram por fases diferentes nas apresentações, como obstáculos, abertura de porteira, salto e recuo.

Dos 100 cavalos participantes, 55 foram selecionados para competirem entre os grandes campeões, onde foram avaliados os melhores das categorias. Nessa fase, em uma acirrada disputa, muitos haras viram seus animais se consagrarem nas pistas do Recinto de Exposição de Guaratinguetá.

Confira os resultados dos grandes campeões: 

Marcha batida fêmea: Hortênsia Hosana

Marcha de Centro fêmea: Devassa J.P.H. 

Marcha picada fêmea: Dinastia Iça 

Marcha batida macho: Buick Marcha Real 

Marcha picada macho: Círculo Místico Iça

Raça fêmea marcha batida: Hortência

Raça fêmea marcha de centro: Duquesa

Raça fêmea marcha picada: Dinastia

Raça jovem macho marcha batida: Egípcio

Raça jovem macho marcha progressiva: Garden

Raça macho marcha batida: Buik

Nenhum comentário:

Postar um comentário