terça-feira, 6 de setembro de 2016

Operação Campo Limpo em Lorena, Lagoinha e Guaratinguetá



A Associação Agropecuária e a Cooperativa de Laticínios Serramar realizam durante os meses de setembro e outubro a “Operação Campo Limpo” em Lorena, Lagoinha e Guaratinguetá, com a coleta das embalagens vazias de defensivos agrícolas.

A primeira ação será em Lorena no dia 15 de setembro, no Recinto dos Sindicatos Rurais de Lorena e Piquete, na estrada Lorena / Itajubá. No dia 22, será a vez dos produtores de Lagoinha entregarem o material, no Recinto de Exposições da cidade.

Por último a coleta será feita em Guaratinguetá, no dia 20 de outubro, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, na rua Alberto Barbeta 1400. Os recebimentos acontecem das 9h às 16h.

De acordo com a legislação ambiental, todas as embalagens de defensivos devem ser encaminhadas para pontos de coleta autorizados, dentro do prazo de um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação do solo. O descumprimento da regra implica em sansões e multa.

Para efetuar a entrega, é preciso apresentar, CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e no caso de produtos líquidos, passar pela tríplice lavagem.

De janeiro a junho de 2016, o Sistema Campo Limpo já retirou das propriedades brasileiras mais de 23 mil toneladas de embalagens. “É importante que o produtor respeite essa obrigação, pois a partir do próximo ano a comercialização desse tipo de produto será controlada pelo sistema GEDAVE (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), aumentando ainda mais o rigor da fiscalização”, disse Thiago
Chaves, presidente da Associação Agropecuária.

As ações tem o apoio das prefeituras de Guaratinguetá, Lorena e Lagoinha e dos Sindicatos Rurais de Guaratinguetá, Lorena e Piquete, além das revendas Companhia da Terra, Verde Vale, PRC  AgroUnião. Mais informações pelo telefone (12) 3132-4400.


Nenhum comentário:

Postar um comentário