terça-feira, 11 de outubro de 2016

Guará faz coleta de embalagens de defensivos agrícolas

A Associação Agropecuária de Guaratinguetá e a Cooperativa de Laticínios Serramar, em parceria com o InPEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), realizam no próximo dia 20 de outubro, na sede da Secretaria da Agricultura da c idade a Operação Campo Limpo, que vai coletar as embalagens usadas de defensivos agrícolas.

A ação faz parte da operação Campo Limpo, que neste ano já aconteceu nas cidades de Cunha, Lorena e Lagoinha, onde foram coletados mais de 1.000 unidades, totalizando aproximadamente 300 Kg.


"Ter essa ação aqui perto da gente facilita muito , pois temos muitos compromissos diariamente com a propriedade e é difícil pra gente levar os produtos no posto de entrega em Taubaté" elogiou a produtora rural Ellen Marina, da Fazenda Boa Esperança, em Lorena.



A legislação ambiental exige que todas as embalagens de defensivos agrícolas sejam encaminhadas para pontos de coletas autorizados, dentro do prazo de um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação com o ambiente. O descumprimento da regra implica em sanções e multa.

De acordo com o engenheiro agrônomo e produtor rural, João Paulo Varella, houve uma melhora na
conscientização nos últimos anos, mas é preciso que haja mais avanços para evitar contaminação na propriedades.

" O principal risco é a reutilização da embalagem no transporte de água e leite, levando os produtos químicos ao organismo humano. O que é risco hoje foi uma realidade no passado. A iniciativa da coleta é muito boa e está sendo útil para todos. Tem que continuar, com a participação dos produtores," disse Varella.
(Produtores entregam embalagens em Lorena)

Para efetuar a entrega, é preciso apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e no caso de produtos líquidos, passa pela tríplice lavagem.

"Esse processo é importante, pois garante que nenhum resíduo de produto permaneça no findo das embalagens, o que impossibilita o reaproveitamento do material posteriormente", explicou Thiago Chaves, presidente da Associação Agropecuária.

A Secretaria da Agricultura de Guaratinguetá fica na Rua Alberto Barbeta 1400, no bairro Jd. Coelho neto. A coleta acontece das 8h às 16h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário