"Ter essa ação aqui perto da gente facilita muito , pois temos muitos compromissos diariamente com a propriedade e é difícil pra gente levar os produtos no posto de entrega em Taubaté" elogiou a produtora rural Ellen Marina, da Fazenda Boa Esperança, em Lorena.
A legislação ambiental exige que todas as embalagens de defensivos agrícolas sejam encaminhadas para pontos de coletas autorizados, dentro do prazo de um ano após a compra do produto, para evitar riscos de contaminação com o ambiente. O descumprimento da regra implica em sanções e multa.
De acordo com o engenheiro agrônomo e produtor rural, João Paulo Varella, houve uma melhora na
" O principal risco é a reutilização da embalagem no transporte de água e leite, levando os produtos químicos ao organismo humano. O que é risco hoje foi uma realidade no passado. A iniciativa da coleta é muito boa e está sendo útil para todos. Tem que continuar, com a participação dos produtores," disse Varella.
![]() |
(Produtores entregam embalagens em Lorena) |
Para efetuar a entrega, é preciso apresentar CNPJ, Inscrição Estadual, nome completo e endereço da propriedade. Além disso, as embalagens devem estar vazias, perfuradas e no caso de produtos líquidos, passa pela tríplice lavagem.
"Esse processo é importante, pois garante que nenhum resíduo de produto permaneça no findo das embalagens, o que impossibilita o reaproveitamento do material posteriormente", explicou Thiago Chaves, presidente da Associação Agropecuária.
A Secretaria da Agricultura de Guaratinguetá fica na Rua Alberto Barbeta 1400, no bairro Jd. Coelho neto. A coleta acontece das 8h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário