sábado, 3 de dezembro de 2016

Uma história de lutas políticas: Um pouco da História do produtor rural Nélio Ferreira Leite

Em nossa série de homenagens aos associados mais antigos, vamos contar nesta edição um pouco da história do produtor rural Nélio Ferreira Leite, que aos 87 anos, continua ativo e atuante nas atividades rurais.















Filho do ex-presidente da Associação Agropecuária, Odilon Ferreira Leite, que conduziu a entidade por dois mandatos, seu Nélio nasceu no dia 13 de fevereiro de 1929, na Fazenda Boa Esperança, em Lorena. Desde criança, acompanhava o pai nas reuniões da Associação, ainda na sala do Cine Urânio.

Com uma participação preponderante de seu pai na construção da primeira sede da Associação, logo seu Nélio começou a se envolver nas questões da categoria, tornando-se presidente da Cooperativa
Agrícola aos 17 anos. “Ela funcionava onde hoje é o Mercado Municipal”, recorda-se.

Recebendo vários ensinamentos do pai, Nélio Ferreira Leite também assumiu a secretaria e tesouraria da Associação, tendo uma participação exemplar. Como produtor também se destacou cedo, sendo dono da primeira fazenda aos 17 anos, quando começou a se dedicar a produção de leite.

Em 1988, foi secretário da UDR (União Democrática Ruralista), indo 25 vezes a Brasília em apenas um ano por conta da elaboração da Constituição de 1988.

“Queríamos conscientizar o produtor rural a fazer parte da política para se garantir, começando de baixo”, disse.

Seu Nélio chefiou ainda comitivas do Vale do Paraíba rumo a Alemanha e outros países, principalmente em cursos de capacitação. Hoje, continua ligado nos negócios e bem ativo em tudo o que faz.

“As entidades têm nível de excelência nos serviços prestados e contribuem muito com o progresso dos produtores rurais. Elas são fundamentais para oferecer todo o tipo de assistência”, concluiu seu Nélio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário