sexta-feira, 26 de maio de 2017

1º ENCONTRO DE VIOLEIROS


O encontro dos violeiros tem como objetivo divulgar a cultura popular brasileira, sobretudo a tradição caipira, por meio das modas de viola.
A viola vem da cultura ibérica de onde surgiu por influência dos mouros e chegou ao Brasil no início da colonização portuguesa, trazida por colonos e jesuítas. É um instrumento de bojo e escala menores que os do violão. Possuem geralmente dez cordas divididas em cinco pares e tem a cintura mais acentuada, característica que produz um som mais agudo. 

No Brasil, a viola é encontrada em quase todos os Estados. A viola de 10 cordas é mais conhecida como Viola Caipira, muito utilizada pelas duplas de cantadores e em quase todas as manifestações da cultura popular, como no fandango, nas folias de reis, nos batuques dentre outros. A urbanização da viola, isto é, a sua entrada nos palcos e, hoje, nos estúdios de gravação, auditórios das estações de rádio e televisão, deve-se ao saudoso folclorista paulistano Cornélio Pires, que em 1910 organizou um programa de violas no palco da cidade de Tietê e, pouco mais tarde, um festival em São Paulo.

A ExpoGuará traz sua 1ª edição do “Encontro dos Violeiros” no dia 11 de junho, domingo, das 12 horas às 19 horas. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário