sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Reforma trabalhista: Os impactos das mudanças da lei para o empregador rural

Foto: Hyanne Patricia

No dia 12 de julho, a Associação Agropecuária e o Sindicato Rural de Guaratinguetá receberam o advogado e professor do Unisal Lorena, Dr. José Alberto Barbosa Junior, para a palestra "Reforma Trabalhista - impactos para o empregador rural". O encontro gratuito teve como objetivo atualizar os trabalhadores e produtores rurais sobre as mudanças nas leis trabalhistas e a implantação do sistema eSocial. 

A reforma, realizada em 2017, trouxe 117 mudanças que impactaram significativamente os empregadores. “Especificamente para o segmento rural, existem diversas mudanças que o empregador rural precisa adotar a partir de agora para começar a se prevenir de futuras ações trabalhistas, com alterações relacionadas a contratação, registro e horas extras dos empregados”, explicou Dr. José Alberto Barbosa.

Outro ponto tratado na palestra foi o sistema eSocial e suas exigências que, segundo o professor, devem ser seguidas corretamente para evitar problemas no negócio. “Nessa plataforma digital que o Governo Federal criou e que vai entrar em vigor a partir de janeiro de 2019, o produtor rural precisará passar todas as informações para o sistema, como número de empregados, nome, horário de entrada e saída, atestados médicos. Se ele não registra isso, começa a gerar multa e prejuízos no dia a dia do negócio”, destacou.

Para o advogado, é importante o empregador rural se adaptar à reforma trabalhista pois as mudanças são positivas e podem trazer economia na contratação de novos funcionários. “A reforma trouxe muito benefício para o empregador rural, pois essas novas normas trazem novas formas de contratação mais flexíveis. Se o empregador rural se atentar a essas mudanças, ele pode ter uma economia na contratação dos seus funcionários, porque ele pode administrar de um jeito diferente, ele pode começar a gerir seu negócio através de seus funcionários de uma forma mais econômica”, finalizou.

Confira a apresentação completa disponibilizada pelo Dr. José Alberto Barbosa neste link: http://blog.assopec.com.br/2018/07/na-ultima-quinta-feira-1207-associacao.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário